A condensação produzida pela maioria dos sistemas de ar condicionado é drenada para o esgoto e a água é perdida. Muitas pessoas não percebem que essa água, conhecida como condensado, pode ser reaproveitada para usos que não envolvem o consumo humano. O uso doméstico mais comum é para a casa para regar as plantas de jardim. Recentemente, empresas e prédios públicos têm reduzido seu consumo de água potável colhendo essa aguá em larga escala para outros usos.
Os sistemas centrais de ar condicionado puxam o ar úmido e quente de um espaço e o transforma em ar frio que é soprado de volta para o espaço. Quando este ar quente e úmido atinge o ar refrigerado nas bobinas do sistema, o vapor da água nas bobinas se transforma em líquido. Por sua vez, este líquido deve ser drenado das bobinas para evitar danos às partes mecânicas do sistema ou para evitar danos causados pela água à estrutura em torno do ar condicionado. A quantidade de condensado produzida por um condicionador de ar pode variar de 5 a 20 galões por dia para uma casa ou até milhões de galões por ano para grandes estruturas, como prédios de apartamentos, escolas e empresas.
Praticamente todos os sistemas de ar condicionado que produzem condensado têm algum tipo de linha de drenagem. Em uma casa, geralmente é uma mangueira do lado externo da evaporadora. Normalmente, esta mangueira flui para um dreno de piso, linha de esgoto ou direto ao chão. Uma maneira simples de reaproveitar este condensado em uma residência é fazer com que a linha de drenagem seja direcionada para um recipiente de armazenamento. Dado que o sistema pode produzir até 20 galões de água por dia, isso pode significar um reaproveitamento significativo de água.